Blog Archive














Tecnologia do Blogger.


Barack Obama conquista um segundo mandato histórico

WASHINGTON — Barack Obama venceu claramente a eleição presidencial dos Estados Unidos contra o republicano Mitt Romney ao conquistar, aos 51 anos, um segundo mandato histórico à frente da maior potência mundial, mesmo enfrentando uma crise social e econômica sem precedentes desde os anos 1930.
O primeiro presidente negro dos Estados Unidos chegou ao poder há quatro anos com slogans de "esperança" e "mudança" e conseguiu convencer seus compatriotas de que estava em melhor posição para guiar o país por mais quatro anos.Entretanto, desde a grande crise de 1929, nenhum presidente dos Estados Unidos tinha sido reeleito com uma taxa de desemprego acima de 7,2% (7,9% atualmente). Apenas um democrata, Bill Clinton, governou por dois mandatos completos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, tendo deixado o país em excelente situação econômica e financeira.
Após um ano e meio de uma campanha que custou bilhões de dólares, dezenas de milhares de quilômetros percorridos e de mãos entrelaçadas, milhões de americanos fizeram sua escolha entre dois candidatos que, em essência, pouco prometeram e optaram por renovar sua confiança em Obama.